sexta-feira, dezembro 31, 2004

FELIZ ANO NOVO

Sei que os Picarotos gostam de ler bons textos, saborear poesia de qualidade e coleccionar cultura em todas as suas manifestações. Neste sentido têm-me pedido para incluir nesta página alguns textos de autor, dos bons, dos consagrados.

Não o faço por uma razão de peso: Acredito que misturar os meus textos com os tais, os bons, os grandes, seria uma forma de me colar à sua qualidade. Seria como construir uma sebenta com os melhores e, semi-clandestinamente, incluir alguns textos meus. Ganhar dessa forma a fama que não me cabe, subir ao olímpo dos intelectuais agarrado aos calcanhares dos tais, dos bons, dos famosos.

No entanto, como vem aí um novo ano, vou abrir uma excepção. Não com os tais, os bons e famosos, mas com os que, como eu estão na segunda divisão.
Não parem de ler! Muitas verdades se encontram em textos mais ou menos obscuros. Vejamos como nos dão algumas dicas importantes para viver o próximo ano com muita alegria e sobriedade.

Cá vai:

1- "Delegue trabalho sempre que possível".
(in Stress - Guia de sobrevivência de Ursula Markham - Europa-América).


2- "Os papagaios normalmente criados como animais de estimação costumam ser os elementos mais destruidores do grupo.".
(in Novo Guia dos Papagaios - David Alderton - Colecção Habitat)


3- "Grande número dessas espécies indígenas chegaram até ao tempo hodierno…., a fim de que,…. Seleccionassem os terrenos de cultura."
(in Madeira, uma Ilha, uma Flor - Guido de Monterey - Edição do Autor).


4- "Os alunos da 4ª classe começaram a juntar documentação para fazerem um album sobre a nossa terra."
(in O sistema de ensino em Portugal - Séculos XIX e XX - Coordenação de Maria Cândida Proença - Edições Colibri)


5- "Sem encarar a experiência alemã de 1971, cujo fim era assegurar à sua burguesia uma posição de força nas negociações."
(in A Política Económica da Burguesia - J. L. Dallemagne - Via Editora)


6- "Aparece às vezes nas aves mais idosas"
(in ABC dos Periquitos - Annette Wolter - Coleccção Habitat)


7- "…graças à fragilidade da estrutura política e à falta de imaginação…"
(in Nova Musica Viva . Jorge Lima Barreto - Fábrica das Letras)


8- "The main aim of a queenside attack is an invasion behind enemy lines by the major pieces…"
(in Attacking the Queenside - Boris Shashin - B. T. Batsford, Lda.)


9- "Bom me foi terdes-me humilhado, para eu aprender os vossos mandamentos…O oitavo degrau da humildade é nada fazer o monge…"
(in Regra de São Bento - Edições Ora e Labora)


10- "Por sorte só estive preso sete dias. Um gajo enorme queria ir-me ao .... à viva força…"
(in Trilogia Suja de Havana - Pedro Juan Gutierres - Publicações D. Quixote)


Em síntese, digo eu, delega, repousa, atina e mantem-te longe da cadeia!!!!Assim terás um feliz 2005.

Se por outro lado, estas frases vos lembrarem pessoas, actos ou factos da nossa terra, não sejam tímidos e façam-nos saber…..