terça-feira, julho 25, 2006

Transportes e turismo

Há várias discussões públicas sobre temas fervilhantes que nos interessam a todos. Dois deles, eventualmente ligados, não evoluem a favor dos Picarotos devido, sobretudo, à falta de competência, capacidade de inovação e de trabalho das ditas “forças vivas” da terra.

Refiro-me aos transportes e ao turismo. Mais concretamente; à necessidade de rever a politica de transportes marítimos e ao aumento do número de transportes aéreos de e para a nossa Ilha. Refiro-me, também, à necessidade de regulamentar o turismo; definir prioridades, embelezar a costa, limpar a montanha, definir regras para o campismo (melhor seria construir um parque) e inventariar necessidades (de número e tipo de camas, de serviços e de restauração), etc..

Para fazer este trabalho, que só aparentemente é difícil, o primeiro passo é quantificar o turismo e, posteriormente, defini-lo nas suas características sócio económicas, etárias, de localização geográfica, entre outros. Muito importante seria, também, saber a sua opinião sobre a Ilha e sobre a qualidade dos serviços que lhes é oferecido (vendido!).

Sem uma “fotografia” objectiva da realidade, qualquer medida que se tome corre o risco de se revelar num desperdício de verbas e num contributo para aumentar a desorientação que, neste momento, caracteriza os sectores (transporte e turismo).

Sendo questões do interesse geral, não seria absurdo uma ligação entre as respectivas Secretarias, a Câmara Municipal e a Associação de Comerciantes da Madalena, entre outros.

A tarefa é simples:

Estando os turistas estão aí, basta lançar um inquérito, para obtermos uma imagem real da nossa situação actual e ficarmos com dados objectivos que nos permitam exigir mais e melhores transportes.

É claro que se derem a tarefa à prima do tio do deputado que casou com o neto do vereador e que até é boa rapariga e fala línguas mas não percebe muito de números, o resultado é o do costume:

- Zero!!!

Sem comentários: