quarta-feira, novembro 18, 2009

Amman - Jordania

Chegar a qualquer destino as duas da manha `e sempre um pouco estranho (escrever sem acentos tambem). Amman nao foi excepcao, tanto mais que o aeroporto fica a 35 Kilometros do centro da cidade.

No entanto, o sol da manha da uma perspectiva mais amigavel a cidade. Amman espalha-se por varios Kilometros. Nao havendo predios em altura (apenas contei dois) a malha urbana espalha-se e impossibilita as caminhadas de reconhecimento.

A primeira impressao e bastante agradavel. A cidade e limpa e o pessoal local amigavel. A distancia entre pontos de interesse nao e grave porque o preco dos taxis sao baixissimos.

Nao fosse a chuva, o frio e o anoitecer as quatro e pouco da tarde e a estadia seria, com certeza, muito mais agradavel.

Alguns destaques que dao sempre uma memoria duradoura a viagem prendem-se com a vivencia dos lugares. A comida, as pessoas, o ambiente geral. Nestes capitulos a nota e, sem duvida nem hesitacao, muito positiva. Comida picante e diversificada, ambiente limpo e pessoal calmo (nada das confusoes normais nos mercados arabes).

Nao fosse o tiroteio de hoje entre dois desavindos, no centro antigo da cidade e a profusao de caracteres ilegiveis e nem se dava conta de que os costumes eram tao diferentes. Isso e a Babel de produtos do Iraque, Irao e Afeganistao.

O sentido de humor e pesado e verifica-se na dureza de algumas frases. Por exemplo na venda de chaves com as legendas "esta e a chave da minha casa no Iraque" ou "esta e a chave da minha casa na PAlestina".

1 comentário:

Anónimo disse...

fixe.
graz