segunda-feira, junho 12, 2006

Obras e liderança

Normalmente, avaliamos a qualidade das nossas lideranças através da obra que produzem. Quanto mais obra, melhor a liderança.

É um erro!

Qualquer pessoa, medianamente inteligente, seria capaz de, tendo uma verba elevada, mandar construir uma série de infra estruturas.

A inteligência, a capacidade de gestão e de liderança encontram-se naqueles que, para além de construir algo, são capazes de o fazer com um custo mínimo e respeitando prazos aceitáveis de realização. Essas capacidades encontramos, também, naqueles que se sabem rodear de pessoas capazes e de confiança.

Por cá, estamos tão habituados ao primeiro tipo de gestores que deitamos foguetes em toda e qualquer inauguração. Pior ainda, basta um projecto ou uma primeira pedra para que o aplauso unânime rebente de imediato. Queremos lá saber se o prazo estourou ou se a obra engoliu várias vezes o orçamento.

Quase de joelhos, limitamo-nos a pedir que façam qualquer coisa. Melhor, porque a humildade conta:

- Façam qualquer coisinha por favor!

No Pocinho, há vários anos seguidos que se paga a uma empresa de construção civil para se reconstruir o cais. É que o “filho da mãe” teima em partir anualmente. Não é que o cimento “seja mole”, mas…

Pois posso garantir que desde Maio que as obras correm em grande velocidade e eficácia, tendo já muito sido feito. Quem duvidar que veja a fotografia.


Sem comentários: