segunda-feira, novembro 27, 2006

O Vale do Silicone

É com agrado que verifico que o Ilha Maior está melhor. O aspecto gráfico apurou, há mais notícias e opiniões e a censura diminuiu.

Mantém, como não podia deixar de ser na nossa terra, uma tendência para ser uma espécie de trombone para anunciar os sucessos e dos seus donos.

É o caso do artigo que nos leva a considerar a Madalena uma Silicon Valley das Ilhas Açorianas. Segundo o Ilha Maior, a escola Cardeal Costa Nunes é a melhor dos Açores.

Assim, sem mais nem menos, como se tratasse da inconfidência de um relatório que deveria ser interno e que visava a motivação dos seus alunos.

Os factos mencionados são os seguintes: 42% dos alunos terminam o secundário em 3 anos e 38% acedem ao ensino superior.

Caramba!

Faltou dizer que no que diz respeito ao ensino do Português estamos 100% melhor do que as escolas Chinesas e que relativamente aos alunos açorianos por turma ultrapassamos, de forma abissal, as escolas da Federação Russa.

Faltou dizer, também, que este números são uma espécie de vale de silicone: incham mas não têm qualquer função.

A triste realidade é que a Cardeal ficou em 405º lugar no ranking das escolas de 2006 (total de 458 escolas)com uma média de entrada na Universidade de 9,16, inferior aos dois anteriores anos.

Não há registo de muitas escolas açorianas pior classificadas!

É chato!

Sobretudo se estivermos atentos a uma “governação” continuada que permite implementar as ideias e os projectos da liderança.

Somos levados a concluir que a Cardeal, no panorama nacional, sempre esteve mal e, nos últimos anos, piorou.

Se calhar valia a pena explorar alternativas…

Sem comentários: