segunda-feira, janeiro 24, 2005

Aprendizagem

Há aprendizagem quando, devido a diferentes fontes de aquisição de conhecimento, adquirimos novos comportamentos.

Acabou a Bolsa de Turismo de Lisboa e verificamos que o nosso arquipélago esteve dividido em vários espaços diferentes, não complementares. O mais curioso é que, em percentagem, o público destinatário do nosso produto, prefere viagens em "pacote". Prefere, de uma só deslocação, conhecer o maior número de Ilhas e ter o mais diversificado leque de serviços. Caso contrário, opta pelas Ilhas mais conhecidas.

Não é o caso do Pico.

A nossa opção (orgulhosamente sós) implicou que o sucesso da ida à BTL, se algum existiu, será, sobretudo para São Miguel que é, de todas as Ilhas, a que menos necessita de divulgação. Isto porque a venda do turismo no Pico, isolado do Grupo Central e dos Açores, em geral, não é viável em certames desta natureza.

Até aceito que houvesse vontade de seleccionar um público restrito, que viesse directamente para a nossa Ilha. Se assim fosse, a sua divulgação deveria ser através de revistas da especialidade e de feiras no estrangeiro. A BTL é boa para turismo de massas.

Sendo esta última a nossa opção, e não poderia ser outra devido à falta de infra estruturas, teremos que pensar em férias de "pacote" associando o Pico a outras Ilhas.

Em conclusão, e sem querer discutir aspectos funcionais como a imagem do stand, os folhetos e a informação existente, seria bom que se tivesse realizado alguma aprendizagem:

A BTL pode ser positiva mas, para trazer benefícios reais, terá de existir uma cooperação com outras Ilhas. De preferência, reunindo todas elas.

De qualquer forma trata-se de uma iniciativa que, por si só, não é suficiente para alterar significativamente as estatísticas. Não constitui uma estratégia.

Pior do que errar é não aprender com o facto.