domingo, junho 12, 2005

Noitadas

Reunimo-nos todos. Pelo menos os que puderam estar presentes. Não houve violas nem lágrimas , nem desculpas. O canto brotou directo da alma sem notas nem acordes e a noite avançou calma e decidida sem preocupações particulares. A razão bailou frenética ao sabor das memórias de quem as tinha.

Ganhei memórias que, não sendo minhas, são reais como o grito histérico das cagarras. Quem não se lembra do "Fá-Fá", do "vinte e cinco", da espanhola loira e dos alunos perfilados a toque de vime que, em manifestação precoce, mijavam para a via pública em saudável harmonia?

Quem pode esquecer o charme da "vinte nove…trinta" que, no seu andar ondulante, cadenciava o levantar da anca ao ritmo das suas pernas desiguais?

Quem esqueceu a cantata afinada que, a duas vozes, bradava a tradição do lixo no caminho e que, a troco de duas taponas, se tornou na "merda esvoaçante"? Só mesmo o autor da mudança de rima poderia, anaredos depois, desculpar a hierarquia e, com voz firme, afirmar: "foram bem dadas!".

E devem ter sido…

E o guarda fiscal que correu a raia ao ritmo das suas distrações e conivências até ser desterrado para o Corvo e, por artes de seu padrinho, acabou nas Lajes onde, por fidelidade e prazer, se instalou e gostou…Quem o conheceu e apreciou na sua idiossincrasia?

Hoje o arado entrou fundo na terra seca e arrancou do descanso celestial, ou infernal, grande parte dos mortos da Ilha do Pico. E, por estranho que pareça, todos eles descansam em paz.

Riram-se com as suas histórias e apreciaram os nossos risos de apreço e saudade.

A nossa história é mais, muito mais, do que dizem os livros.

Hoje vou dormir bem, na companhia dos nossos que, afinal, são daqueles que os ouvem e não dos que os pensam seus.

Sem comentários: