terça-feira, maio 09, 2006

O futuro (para quando?)

Uma das frases mais batidas do triângulo é a que diz que o Pico é a Ilha do Futuro.

Para quem tem muito futuro à frente, sempre vai dando para esperar que os tais “dias melhores” cheguem. Também, não há muito mais para fazer…

Para os restantes, os que já estão com cãimbras nos músculos de tanta espera e cujo traseiro, de tanto dorido, já anestesiou, o tal futuro começa a parecer-se com a travessia do deserto das tribos de Israel. Chata, monótona e cheia de miragens.

Sendo objectivo, algumas coisas importantes já foram feitas. Por exemplo o aeroporto.

Sendo objectivo, outra vez, muitas mais coisas podem ser feitas de imediato.

Sendo uma das apostas, para que esse futuro brilhante se manifeste, o investimento no turismo, seria de esperar que se criasse, na nossa ilha, uma estrutura que representasse esse sector. Tal como o Ambiente, Obras Públicas e outras “delegações”, também o turismo da Ilha só teria a ganhar se contasse com uma estrutura que estudasse o fenómeno, desse pareceres (retirando o enorme peso que as Ilhas do Faial e São Miguel têm a analisar os projectos da Ilha Montanha), avaliasse a oferta e propusesse janelas de oportunidade (áreas de investimento, formação profissional, fiscalização das unidades, etc).

Desta forma conferíamos dignidade, profissionalismo e seriedade ao sector que maior desenvolvimento e vitalidade tem demonstrado nos últimos anos.

Sem comentários: