terça-feira, abril 19, 2005

Altos voos…

Amanhã, quarta feira, dia 20 do mês de Abril de 2005, é um grande dia para a Ilha do Pico. Do ponto de vista social, cultural, económico e político, a vinda de um avião, directo de Lisboa, é um marco na vida da nossa Ilha.

Social e culturalmente importante porque a troca de experiências e a maior facilidade de deslocação implicam um crescimento da população residente. O conhecimento de outras realidades implica um melhor entendimento das nossas práticas e uma melhor interiorização das diferenças. Conhecer novas realidades é, sempre, uma variável de desenvolvimento.

No que diz respeito à economia, a vantagem é óbvia. Mais turistas vindos directamente para a nossa Ilha e maior facilidade de aceder a produtos perecíveis. Acresce a maior facilidade de deslocação dos empresários.

Do ponto de vista político poderia ser….Mas não é muito.

Seria de esperar uma recepção em grande. No fundo, falamos de uma reabertura do aeroporto da Ilha. Acho inábil a falta de capitalização política deste feito que é, sem dúvida, um dos maiores dos últimos dez anos. Não houve anúncios na rádio nem nos jornais nem noutros sítios visíveis.

Não estranho porque conheço a incapacidade dos líderes locais do Partido Socialista.

No que me diz respeito, aconselho todos os Picarotos a irem ao aeroporto esperar o avião de quarta feira. Há que mostrar algum agradecimento.

Que me desculpem os ausentes de sentido de humor e os teóricos da conspiração mas, seria hilariante, do meu ponto de vista, se o vento sul obrigasse este avião a aterrar no aeroporto do Faial.

A questão dos dias de voo e das reservas de carga serão resolvidas depois.

Agora, é dia de festa!

Festejemos!