segunda-feira, abril 18, 2005

Direitos…

É, ou devia, ser, nosso direito afirmar as nossas convicções e manifestar os nossos desagrados. Para tal, e como a afirmação implica, temos de ser alguém. Ter um rosto, um nome ou, pelo menos, uma capacidade de indignação com parâmetros aceitáveis de expressão.

Exercer esse direito deveria ser uma satisfação e uma prioridade. Sempre que a palavra nos fere ou que a opinião nos agride, devemos contrapor, argumentar e desenvolver os motivos que nos fazem viver.

Ter convicções e andar de cabeça erguida implica exercer esse direito.

O contrário, abdicar desse direito, é o mesmo que desistir de ser, de ter personalidade e de acreditar nos nossos valores. Não afirmar as nossas convicções é ter medo de ser. É, em síntese, a suprema cobardia.

Quando o Papa "bateu a bota", "esticou o pernil" e "foi desta para melhor", manifestei a minha opinião sobre a forma indicada de assinalar a ocasião que, do meu ponto de vista, não era uma festividade.

Fui inundado de comentários, heróicamente anónimos, de pessoas que, roçando a santidade, sofriam gritando: "e às criancinhas senhor, porque lhes dais tanta dor". No meio de tanta lamúria pareceu-me antever alguma rectidão e vontade de expressão.

Erro meu!

Saiu, no jornal Ilha Maior, um artigo que manifestava, aproximadamente, a mesma opinião que eu exprimi e, para meu espanto, no jornal desta semana, não houve indivíduo, grupo ou associação que emitisse uma nota ou um comunicado.

Ao abdicar do direito de resposta, resta-lhes o dever de calar. Sobra a triste verdade de ser olhado nos olhos e ouvir alto o pensamento: Pobre triste!

É claro que, por vezes, a não resposta é uma concordância. Nesses casos existe alguma dignidade, alguma capacidade de aprendizagem.

Não foi o caso!