segunda-feira, abril 25, 2005

Comentários….

Acabei, temporariamente, com os comentários. Fazem-me alguma falta, pelas boas ideias que transmitem e pela insegurança que manifestam. A minha alma de pedagogo retira algum prazer no acto de ensinar e esclarecer.

Nesta linha existencial, vou dar uma resposta breve e genérica a um dos últimos comentários que, lamentavel e propositadamente, apaguei.

Dizia assim o leitor:

"Quero ver se tens tomates!"

Assim, de forma singela e dura. Manisfesta uma dúvida e, simultaneamente, uma vontade infantil de, suponho eu, efectuar uma comparação de espécimes. Imaginei uma romaria, uma excursão do tipo das do INATEL e, porque não, uma procissão para confirmar o fenómeno.

"Fotografia são mais dez euros!"
"Filmar é proíbido!"
"Toca a circular que as visitas terminam às 17 horas!"
"Passem pela loja de souvenires!"

Antevejo exclamações, gritinhos e desmaios. Clubes de fãns e aumento das vendas. Cinzeiros, pisa-papéis, postais e velas. Um mercado florescente! Ainda por cima com a TAP a voar directamente…

A questão é, como podem ver, clara, íntima e personalizada. É, também, absurda, idiota e nauseante.

Que dizer desta vontade inconsciente que, com muito esforço foi, num minuto de auto-revelação, verbalizada? Pouco!

Sendo, para a sociedade civil moderna, completamente indiferente a existência dos tais pendentes, sobretudo nesta época de clara e franca libertação da mulher, a forma e o tamanho tornam-se atributos irrelevantes. O oblongo, o arredondado e o cilíndrico, em matéria de concurso, são todos aceites. Não há, portanto, qualquer motivo para inseguranças, caro leitor.

Há, apenas, uma nuance nesta temática. É que, de facto, há situações em que a existência de tais atributos é obrigatória. Conta a história, ou lenda (para o caso tanto dá), que em determinada altura, uma freira, mascarada de padre, subiu a escadaria hierárquica e acabou Papa (ou Papisa… como quiserem). O logro revelou-se com a sua gravidez. A partir dessa data, começou-se a fazer um teste testicular aos Papas, para se confirmar o seu género.

É claro que a presença dos gémeos descaídos é, nestes casos, não só importante como fundamental. Não está em causa a dimensão ou formato. Podem ser imponentes ou mirrados. É indiferente! Basta que existam!

Assim sendo, na esfera do religioso, é possível encontrar uma justificação para confirmar a natureza dos circulares apêndices.

A simples ideia de exercer essa espécie de "direito canónico" de confirmação é repelente e, do meu ponto de vista, de evitar.

No entanto, mantendo a sua doentia curiosidade, caro comentador, saiba que não se faz tal visita como quem vai ver a avó ao lar da terceira idade ou a tia ao hospital. Não será de bom tom levar flores e chocolates. E nunca, mas mesmo nunca, se deve desejar as melhoras. Pode ser interpretado como crítica negativa ou desaprovação.

Divirta-se, caro comentador e, sobretudo, mantenha-se calado.

Por amor de Deus!