sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Candelária, olé!

Há dias, e noites, em que não apetece pensar em coisas negativas nem em pessoas com má "onda". Há dias em que só queremos ver coisas boas. Hoje é um desses dias. Não me apetece corrigir erros nem gritar ao ouvido dos surdos.

Hoje está uma noite gloriosa. O pico está branco de neve e a lua redonda, enorme, ameaça chuva para breve mas, entretanto, oferece-nos toda a sua força e traduz a noite em matizes de cinzento claro. O mar reduz o seu movimento a um mínimo e concorre, através do seu ritmo certo e seguro para a vibração certa do momento. Acrescente-se o poderoso cheiro do incenso, feche-se os olhos e passamos a estar no Tahiti, em Bora-Bora, nas Seichelles ou, simplesmente, no Pocinho.

Sendo essa a disposição, resta-me escrever algo positivo.

Seja!

Quero dar os parabéns ao Candelária! Não apenas pelos seus resultados, que são espectaculares mas, sobretudo, pela capacidade que tem demonstrado de mobilizar um grande número de adeptos.

Depois de um punhado de anos a marcar passo, num campeonato pequeno, houve uma mudança de direcção. O novo presidente, Vasco Paulos, conseguiu que a equipa subisse de divisão. Soube rodear-se de bons apoios e melhores jogadores e está, neste momento, na luta para a subida à divisão maior.

Parabéns!

Mas não esqueçamos o mais importante: a mobilização popular que os seus feitos têm conseguido. O pavilhão da Cardeal Costa Nunes enche sempre que o Candelária joga. E, mais do que tudo, enche com pessoas altamente empenhadas e que partilham o mesmo objectivo. Parabéns aos adeptos. A todos! Aos que se penduram na guarnição de ferro a insultar o árbitro, aos que batem palmas discretamente, aos que gritam entusiasmados e, muito especialmente à "claque" organizada.

Parabéns a todos os "carolas" que têm tornado o sonho de vitória uma realidade. Todos aqueles que, sem pensarem em compensações financeiras dão o seu saber e o seu tempo à "causa" do Candelária. É o Roberto, o Ricardo, o Vasco e tantos outros cujo nome desconheço mas aprecio o trabalho.

Parabéns aos jogadores que, sendo quase todos de lugares longínquos, souberam envergar a camisola do Candelária com tanto brio e valor. Parabéns, enfim, a todos os que têm apoiado a equipa!

Sei das dificulddaes que a equipa tem atravessado. Sei que há pressões para que o Candelária não suba à divisão maior. Sei que há dificuldades, inclusivamente, na hora de treinar e que faltam os "Sticks". Sei disso tudo e muito mais. Não vou falar disso!

Fica apenas o meu apelo que, tenho a certeza, representa a vontade da maioria dos adeptos: lutem pela subida de divisão com todas as vossas forças. Vão ter, de certeza todo o nosso apoio. E não se esqueçam que "mais vale rainha uma hora do que princesa toda a vida".

É aproveitar as eleições que se avizinham para largar o peso morto. Desporto não é política!

Um grande abraço e votos de muito sucesso.

No próximo sábado lá estaremos todos a gritar:

"Candelária, olé!"