terça-feira, fevereiro 01, 2005

No refluxo da maré

Ainda em fase de construção, o novo quartel dos Bombeiros, era considerado, por muitos, como uma obra "faraónica" e desnecessária.

Este fim de semana tive a oportunidade de me deslocar àquela corporação e, após ter sido muito bem recebido pelos "soldados da paz" que estavam de serviço, pude apreciar, com cuidado e alguma minúcia a obra feita.

Gostei!

O primeiro piso tem um conjunto de estruturas que vão desde as necessária camaratas, quartos de banho com acesso para deficientes, sala de convívio, sala de refeições, bar, auditório, sala de consultas médicas, etc. etc..

O segundo piso completa as necessárias infraestruturas e tem um número mais do que suficiente de gabinetes e escritórios.

O único aspecto que me pareceu menos bem projectado diz respeito à dimensão do parque coberto de viaturas. É pequeno para a quantidade de veículos que aí estão estacionados.

Fiquei a saber, no entanto, que está projectada uma segunda fase da obra. Uma fase que prevê, entre outros, o aumento do espaço de estacionamento e a construção de uma piscina coberta.

Estas estruturas, no seu conjunto, são importantissímas para o futuro da Madalena e da Ilha. A sua construção revelou uma visão de futuro.

Os que ainda não são sócios dos bombeiros que se inscrevam agora para, no futuro, poderem beneficiar daquelas instalações.

O novo quartel dos Bombeiros é uma prova de que pode haver programação projectada no futuro e não, apenas, numa visão estreita da realidade presente. É mais caro no imediato mas muito mais eficaz no futuro.

Assim, talvez venhamos a ter cidade!