quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Espertos e inteligentes

Que falta de stress!

Meter o CD da Norah Jones no carro, encostar a cabeça no banco e seguir sem rumo. Qualquer dia dou a volta à Ilha só para o ouvir até ao fim.

Melhor ainda é chegar a casa e ver as ondas a rebentar no porto. Já há uns dias que isso não acontecia. É optimo…é inverno!

Para além de tudo isso, uma chuva forte que molha até dentro, bem fundo.

Ter isso tudo, numa só noite, é perfeito. Hoje tive. Agora é só comer a "sandoca" de presunto, beber a cerveja, passear com os cães e escrever um pouco. Vamos ao que falta.

Foi uma esperteza por parte das cúpulas do PS local terem marcado a reunião do núcleo da Madalena para, aparentemente, discutir as estratégias para a presidência da Câmara da Madalena. Foi esperteza porque, sem qualquer tipo de compromisso conseguiram fingir um acto democrático. Qual foi a validade dessa atitude? Qual foi a alteração da sua estratégia autista?

Zero para a primeira e Zero para a segunda!

A reunião nada alterou da forma de fazer política local. Reune-se um grupo de pessoas que não estão habituado a dialogar, pede-se a sua opinião e obtem-se o mesmo que se conseguia em qualquer café da vila; um conjunto disperso de opiniões inconciliáveis que, em última análise dão o poder de decisão aos "líderes". Em síntese foi o que se passou. Tivemos "montes" de opiniões e de estratégias possíveis e, porque nem sequer havia tempo, nada foi devidamente debatido. Foi uma esperteza. Meio saloia, sem dúvida, mas uma esperteza. Aguardemos o discurso final que vai começar por afirmar, de certeza, que: "desta vez até ouvimos as bases…"

Tretas!

A verdadeira inteligência estaria no campo do Secretário Coordenador do núcleo da Madalena se, com base no que viu, na vontade de participar de todos os militantes que responderam à chamada, convocasse, de imediato, uma reunião para que se debatessem as diferentes estratégias e se definisse um rumo para o futuro. Não aproveitar este capital de mudança é um erro inqualificável. Não permitir que aqueles que, desinteressadamente, querem contribuir para um futuro melhor, ofereçam a sua capacidade e o seu tempo é, neste contexto, uma atitude ignóbil. É uma prova irrefutável de seguidismo e de falta de capacidade de liderança.

Esperemos que a uma atitude esperta se siga uma inteligente. Esperemos que os modelos de Portas e Santana façam clique nas nossas mentes tão pouco iluminadas.

Esperemos sentados…