sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Uma conversa

Já há uns dias que não acompanhava as obras que continuam em curso cá por casa. Esta tarefa de transformar uma ruina num espaço confortável parece não ter fim à vista.

Hoje arranjei um espaço na minha agenda para não fazer nada e actualizar as minhas conversas com o pessoal trabalhador.

As nossas conversas são sempre esquivas. Parece que desconfiam que esteja, por meios termos, a criticar o trabalho que realizam. Aliás, nem todos são muito conversadores. Os que mais apreciam as artes da troca de galhardetes são os mestres. Os ajudantes vão sorrindo e mantendo a distância. Já sabem que nestas situações, a haver criticas ao trabalho, acabam por levar com os restos da má disposição. Quando o mar bate na rocha….

Desta vez estava tudo conforme planeado. Por isso, a conversa andou por volta do carnaval e, sobretudo, pelo tema que mais arrebata a malta: o futebol.

- O Benfica vai ganhar o campeonato!
- Nem penses nisso, o Sporting está a jogar melhor, tá é com azar!
- E tu ó portista que dizes?
- Agora não sei. Respondeu o portista.
- Porquê, por causa do novo treinador?
- Claro! Foram meter um gajo sem currículo!

Deu-me vontade de rir a afirmação. Não por gozo, nem por discórdia. Apenas porque me fez lembrar algumas das minhas considerações sobre os cargos públicos.

- Mas isso é importante? Perguntei.
- Claro! Então se eu não soubesse fazer uma fossa o sr. contratava-me? Se o carpinteiro não fosse experiente o sr. contratava-o?
- Não! Respondi simplesmente.
- Então porque é que uma equipa como o Porto contrata um tipo sem currículo?
- Não é o caso. - Retorqui - O treinador tem experiência. Já treina há uns anos.
- Não é que ele não saiba ou não tenha experiência. Não tem é experiência suficiente para treinar uma grande equipa.

Fiquei calado por um bocado. Quer dizer que há uma espécie de hierarquia da experiência. Quanto maior a responsabilidade, mais completo deve ser o currículo.

- E se fosse para escolher um político? Era preciso currículo? Perguntei, meio no gozo.
- Não! Responderam quase todos em coro.
- Porquê?
- Porque esses não fazem nada! Quem não faz nada não precisa de ter experiência!

Não respondi mas fez-me pensar um pouco sobre a imagem dos políticos e sobre as baixas expectativas que eles despoletam nos seus eleitores.


Porque será?