quinta-feira, janeiro 13, 2005

Equivoco 1

Conto-vos agora uma história que um amigo Angolano me contou.

Estavamos no auge da guerra cívil angolana e os militares mandavam com pulso de ferro. Os crimes eram cometidos de uma forma mais ou menos arbitrária e, consequentemente, a população tinha que gerir a sua sobrevivência ao sabor dos avanços e recuos dos exércitos oponentes.

No momento em que este episódio se passou, era a vez do MPLA dominar militarmente aquela região. A população toda, rápidamente, passou a saudar esse partido como sendo o vencedor. Após a sua chegada, e como era costume, trataram os dirigentes do partido vencedor de organizar um grande comício. Esqueceram-se, no entanto, de ensinar correctamente as palavras de ordem que eram, entre outras, as seguintes:

- "Abaixo…." Gritaria o orador. O povo deveria responder: "…O Colonialismo!"
-"A Vitória…" E a resposta correcta seria "…É certa!"

O comício lá foi decorrendo com os discursos da praxe, com uma adesão popular total, até chegar ao momento das palavras de ordem.

Começou o do palanque: "Abaixo…!" a resposta imediata foi a totalidade do público, silêncioso, abaixar-se com as mãos atrás da cabeça.

Depois de várias tentativas com os mesmos resultados, lá decidiram os dirigentes tentar camuflar o fracasso, passando à palavra de ordem seguinte. E lá gritaram a plenos pulmões:

"A VITÓRIA…".

Silêncio...... Repetiu:

"A VITÓRIA…"

Nada! Nem uma resposta! Não se dando por vencido o orador insistiu:

"A VITÓRIA…".

Um dos presentes, visivelmente assustado, pôe a mão no ar e diz a plenos pulmões, baixando a cabeça, como que a pedir desculpa:

"A VITÓRIA NÃO PÔDE VIR! ESTÁ GRÁVIDA!"