quinta-feira, janeiro 13, 2005

Equivoco 2

A ideia da elevação da Madalena a cidade não é um produto da inteligência mediana do nosso presidente da câmara. Pelo contrário!

Passo a contar: um grupo de amigos reuniu-se, durante o verão, há dois anos, e conversou, amenamente, à volta de uma garrafa de Chivas, o poder dos microgrupos e a possibilidade de influênciar as maiorias, partindo da ideia de um grupo restrito.

Nada que Kurt Lewin não tivesse já estudado e compreendido.

Pensou-se, primeiro, numa quantidade de boatos malévolos, que, a médio prazo, levariam ao fim da estrutura do poder político instituido na Ilha do Pico. Nada que fosse moralmente condenável. No entanto, a ética impôs a sua lei e, de comum acordo, foi abandonada a hipótese.

Do meu ponto de vista era apelativo. Era como esperar que, ao fundo do corredor estreito, o gato gordo e convencido, aguardasse a chegada do ingénuo rato sem saída, sem esperar que o cão, divertido e bonacheirão, de boca aberta, acabasse com a miséria da eterna guerra dos beligerantes.

Nããã! Era simples demais!

A determinada altura alguém pensou alto e disse alguma coisa como: "Que tal uma ideia de futuro. Uma ideia que seja inócua. Se vingar, será útil para o Pico, se não vingar….paciência".

Ficamos todos a pensar durante um bocado de tempo e, enquanto olhavamos a lua cheia, o Faial ao fundo e aspiravamos o doce cheiro do incenso, iam surgindo ideias, balanceadas com o vai e vem das ondas no porto.

Poucas ideias eram aceitáveis. A maioria delas era hilariante.

Até que, como acontece em todos os Brain Stormings, uma ideia ganhou espaço. Primeiro como ridícula, depois como possível e, finalmente, como viável. E ficou decidido! Amanhã, diremos a todos que a Madalena deveria ser cidade!

O resto é história. Durante esse verão ouviu-se a ideia. Ganhou estatuto durante o ano seguinte e, finalmente, no Blog oficial da Câmara, ouvimos a proposta "inovadora": A Madalena a Cidade.

O mais engradaçado é que, apesar de tudo, a ideia é viável!!

Hoje é 5ª feira de amigos. Começou o Carnaval. Divirtam-se!! mas…cuidado com o que inventam!!!!