quinta-feira, janeiro 20, 2005

Passa a bola!!!

Passa a bola! É um grito que ouvimos muitas vezes quando assistimos a um jogo de futebol. Já todos assistimos a jogadas que poderiam resultar em golo, serem perdidas porque um jogador, entusiasmado e convencido, se esqueceu de que o jogo é para ser jogado em equipa.

Se um jogador consegue passar pela defesa mas chegou ao fim do campo, desenquadrado da baliza e passa a bola ao companheiro, depois de esta ter passado a linha do fundo, dando um pontapé para as bancadas, a responsabilidade do falhanço não pode ser imputada aquele que não recebeu a bola nem teve oportunidade de a chutar para a baliza.

Em política é a mesma coisa.

Estão para acontecer eleições para os núcleos do Partido Socialista. Estes recebem a tarefa de gerir os últimos momentos da campanha das autárquicas. Os novos corpos eleitos, a não ser que sejam os mesmos que lá estão, não têm qualquer responsabilidade no resultado dessas eleições.

Isto porque já vimos uns treinadores armados em Eusébios a fintar toda a gente e a chegar com o seu candidato à linha de fundo. Outros mais excitados já empurraram o seu candidato pela baliza adentro. Aínda outros, mais ao estilo do Argel, já "chutaram" o candidato para trás, na direcção da sua própria baliza, numa jogada bizarra. Outros, ainda, pouco crentes na qualidade dos seus jogadores, fazem pactos com os da outra equipa, pensando que, desta forma, facilitam a sua vitória. Nem repararam que esses jogadores foram expulsos da equipa principal, nem foram convocados e têm vários processos disciplinares.

E toda esta excitação sem que o apito inícial tenha soado. Imaginem daqui por uns tempos.

Os novos treinadores eleitos, até tinham gente para formar equipas credíveis e vencedoras. No entanto, os "donos da bola" têm-se entretido a pontapear as pernas desses jogadores/candidatos e diminuido a sua capacidade de jogo e resistência. Estão, quase todos arrumados.

Os treinadores no activo, talvez ainda pensem que podem comprar o árbitro ou, à última hora atirarem-se para o chão e pedirem para ser substituídos. Nada feito. Começaram… Agora acabem!

Para mim, há sempre uma solução possível. Meta-se o treinador a jogar. Está bem que a sua especialidade são jogos com rodas nos pés. Está bem que o seu melhor truque é meter patins nos pés dos outros e fazê-los deslizar… para longe.

Paciência! Só assim pode ser desculpado das asneiras que tem cometido. Se não quiser….lenços brancos para ele!