quarta-feira, janeiro 12, 2005

Sondagens 3 (e último)

Ao falar de jogos bloguistas que incluem nomes de candidatos para a presidência da Câmara Municipal, temos de ser atentos e antecipar as conclusões. E, concerteza que há várias a retirar: umas permitem-nos perceber o passado e outras vislumbrar o presente.

Relativamente ao passado; lembro-me de ter estado numa reunião, há muitos anos, em que se pretendia discutir a escolha do candidato a ser apoiado pelo Partido Socialista, nas eleições autárquicas. Nessa reunião disse, pensando estar a contribuir de forma objectiva, para o sucesso da iniciativa que: - "deviamos estudar o perfil do candidato a "bater", para saber que qualidades deveria ter o nosso". Não houve gargalhadas porque nestas reuniões as pessoas são educadas. Mas, a resposta foi imediata: "Não é preciso! Temos aqui os nomes e as sondagens dão-nos a vitória!".

Perante os resultados dessas eleições, percebo agora quem fez a sondagem e qual foi a metodologia aplicada.

Relativamente ao presente tenho a fazer dois comentários:

1- Era curioso se os resultados da "sondagem" do blog "pasmado" fossem de confiança. A primeira conclusão seria que o nosso deputado (Hernani Jorge) tem menos representatividade do que, pelo menos, o sr. José António Soares. Logo, a sua candidatura a deputado pelo PS, em vez de trazer uma mais valia, foi um erro estratégico. Para mim é claro que, se com base nesta "sondagem" nos for apresentada a candidatura do senhor José António Soares, ela virá embrulhada no pedido de demissão do Sr. Deputado.

2- Se o Blog é um veículo de promoção pessoal, conforme já tive oportunidade de ler, no caso do pasmado, a promoção, a existir, não é feita ao Sr. Hernani Jorge. Pelo contrário, o promovido é José António Soares. Resta-nos saber que tipo de veículo será este. Pela sua eficácia e rapidez, parece-me mais do tipo carroça. O promovido vai atrás e o outro que puxe.

Modernices!!!