sábado, janeiro 29, 2005

O costume!

Hoje, chegando ao beco para tomar um copo com os meus amigos, soube que deveria ter dado uma resposta a um convite do Partido Socialista, para jantar, na próxima quarta feira, com os candidatos à Assembleia da República.

O prazo limite era hoje.

O que acontece é que os correios não entregam correspondência em minha casa. Portanto, tenho que a ir buscar a casa de família, na Madalena.

Não fui.

Logo…não vou (ao jantar).

A culpa é minha e dos correios….paciência!

No entanto, há aspectos curiosos.

Porquê apenas um dia para confirmar a presença?

Porquê um jantar no dia da festa de Nossa Senhora das Candeias, na Candelária?

E, sobretudo, porque será que hoje (sexta feira), sendo o último dia, até ao meio dia, havia apenas 3 (três!!!!!) confirmações para o jantar de 15 euros, na Parisiana?

Qual é a resposta?

Há duas:

1- Amadorismo! Organizações feitas de forma pouco pensada e estruturada e que não dão tempo aos interessados, para poderem responder em tempo útil. É desta forma que se explica que o PS da Madalena ainda tenha em "stock" a propaganda eleitoral que deveria ter ido para a rua aquando das eleições para o Parlamento Europeu.

2- Intencionalidade! Quanto menos melhor. Mais aconchegados e, sobretudo, mais consensuais serão as escolhas. Desta forma não há, de certeza , direito a diálogo.


Três confirmações!!!! É pouco mais do que ridículo. Afinal o problema não sou eu, nem os correios. O problema é a incompetência generalizada.

Consequências?

Para o PS: as do costume: uma organização sem adesão das massas.

Para os candidatos: um descanso. Vão discursar para os surdos do costume.

Para mim: uma chatice! Vou ficar sem saber as opiniões da nossa candidata local. Qual é o seu entendimento da orgânica da Assembleia da República? Qual é a sua opinião sobre os estatutos do Partido? Quais são os seus projectos de intervenção? Qual a sua posição sobre os casamentos homossexuais? Qual a sua posição sobre a regionalização? O que é, do seu ponto de vista a autonomia? Sobre o aborto, qual a posição? A constituição merece alguma revisão? Etc. etc.

Em suma: Um alívio para quase todos. Poderão comer e beber à vontade, sem qualquer questão "incómoda".

Esperemos que nenhum candidato, e há vários possíveis, venha a dar lições políticas em horário pós-laboral. Seria desastroso.

De qualquer forma fica sempre a questão: Que critério para a selecção da candidata representante do Pico. Tenho dado voltas à cabeça e não encontro nenhuma resposta minimamente honesta. Nem, pelo menos, justificada.

Que raio de poder têm estas pessoas para escolherem quem lhes dá na cabeça, sem nada explicar a quem vai votar? Que raio de partido é este que, democraticamente, decide o que bem entende, sem consultar as suas bases?

Posso falar à vontade porque tenho cartão e escolhi o Partido pelo seu programa e pelos seus estatutos. Nem foi uma escolha cega, nem sou um independente a quem a "montanha" vem. Sou um "base" consciente e conhecedor dos ideais originais do Partido.

Depois da indignação, reparei no nome que assina a carta de convite: Hernâni Jorge!

Fez-se luz!

Mas a chatice manteve-se!